| |
Um
estudo do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos
confirmou essa atuação inusitada após
avaliar o elo entre o alto consumo de fibras e a função
pulmonar de cerca de 15 mil pessoas.
Conclusão: Quem apostou nelas correu menos risco de desenvolver
a doença pulmonar obstrutiva crônica, que causa inflamações
nos brônquios e compromete a captação do oxigênio. “Acreditamos
que esses benefícios venham das propriedades antiinflamatórias
das fibras”. “É que elas estão associadas
a níveis reduzidos da proteína C reativa, um indicador
de inflamações”, diz o pesquisador.
Segundo
esses pesquisadores, os voluntários habituados à ingestão
de vegetais também apresentaram maior volume de ar nos pulmões,
já que essas substâncias ajudam a melhorar o fluxo
respiratório.
|
|
| ALIMENTO |
TEOR |
| Feijão (1 xícara de chá) |
7,5 gramas |
| Aveia
(1 xícara de chá) |
6,4
gramas |
| Manga
(1 de tamanho médio) |
6
gramas |
| Pêra
(1 de tamanho médio) |
4 gramas |
| Mamão
Papaia (1/2 unidade) |
3,4
gramas |
| Maçã (1
de tamanho médio) |
3,3
gramas |
|
Consulte
seu médico!
Fonte: Revista Saúde. Março de 2008. |
|
|
|
Peça ômega pelo número! |
 |
Identificadas
por 3, 6, 7 ou 9, essas gorduras boas são essenciais.
A 3 e a 6, por exemplo, precisam ser consumidas por meio da alimentação,
já que não conseguimos produzi-las. Veja para que serve
cada uma delas:
Ômega 3: Fortalece o sistema imunológico, baixa o colesterol
ruim e aumenta o bom. Presente na linhaça, no salmão
e na sardinha.
Ô
mega 6: Alivia a TPM e participa da formação dos hormônios
sexuais. Presente nos óleos vegetais, como o de soja e
o milho, e nas sementes oleoginosas.
Ô
mega 7: Equilíbrio da taxa de colesterol e baixa a pressão
arterial. Presente no óleo de macadâmia.
Ô mega 9: Rejuvenesce. Presente no azeite de oliva. Consulte
seu médico! |
| |
| Três xícaras de café combatem o câncer
de ovário |
 |
Uma
notícia sob medida para o time feminino, sobretudo para
as mulheres que não abrem mão do cafezinho. Ele faz muito
bem. Tomar no mínimo três xícaras da bebida diariamente
reduz em 20% a probabilidade de desenvolver um câncer de ovário.
Os pesquisadores da Escola de Saúde Pública da Universidade
Harvard, nos Estados Unidos, que analisaram mais de 120 mil voluntárias,
atribuem o benefício à cafeína. Segundo eles,
o efeito protetor da substância era ainda maior naquelas que
já não menstruavam e também nas que nunca haviam
usado contraceptivos orais.
Consulte
seu médico! |
|
| Alho para ficar jovem |
 |
Que o alho
cru estimula o sistema imunológico a reagir contra
uma série de doenças - de gripe a câncer - já se
sabia. Você não gosta? Temos uma novidade: se for assado,
refogado ou frito tem ainda mais poder antioxidante, o que aumenta sua
capacidade de combater os radicais livres, mantendo a pele jovem. Essa
foi a conclusão de um estudo da Faculdade de Saúde Pública
da Universidade de São Paulo (USP). “O calor potencializa
o poder antioxidante do alho, mas anula a alicina - substância
responsável pela sua ação antibiótica”.
O ideal é, portanto, consumi-lo das duas maneiras e ganhar todos
os benefícios.
Consulte
seu médico!
|
| |
| |
| Gordura
X Câncer |
Se
você está com sobrepeso, fique esperta(o)!
Uma pesquisa feita com 21 especialistas internacionais, que revisaram
mais de 7 mil estudos sobre obesidade, comprova que o excesso de gordura
eleva o risco do desenvolvimento de 6 tipos de câncer: no esôfago,
pâncreas, cólon, rim, endométrio e mama. O relatório
divulgado no World Câncer Research Fun (Fundo Internacional de
Pesquisa contra o Câncer) recomenda que as mulheres prestem atenção
no Índice de Massa Corporal (IMC) - que deve ficar entre 18,5
a 25 - por toda a vida. Outras recomendações para afastar
as chances de ter a doença:
• Coma principalmente alimentos de origem vegetal;
•
Faça atividades físicas regularmente;
•
Evite bebidas com açúcar;
• Ingira pouco sal;
•
Não tome bebidas alcoólicas;
• Pare de fumar (hoje mesmo!);
• Reduza o consumo de carnes vermelhas e processadas.
Consulte
seu médico!
|
|